Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

CONCURSO «Histórias Digitais»



CONCURSO
«Histórias Digitais»
1ª Edição - 2013
Regulamento
O Concurso «Histórias Digitais» é uma iniciativa da disciplina de Português, com o apoio da professora Idália Patrocínio e da equipa da Biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria. 
Esta iniciativa enquadra‐se nos conteúdos programáticos da disciplina de Português do 10º ano de escolaridade, em particular na vertente do texto autobiográfico.
1 – TEMÁTICA
Elege-se como temática central da 1ª Edição (2013) deste concurso “ Memórias”.
2 – OBJECTIVOS
O Concurso visa: 
• Estimular as competências dos adolescentes em novas modalidades da escrita digital
• Propor desafios estimulantes para o exercício de reflexões críticas sobre o texto, no contexto de novos modelos de comunicação digital
• Desenvolver competências transversais aos currículos, envolvendo um conjunto articulado de saberes que passem pela língua portuguesa e pelas tecnologias digitais
• Contribuir para a promoção da escrita e dos meios de comunicação digital na comunidade escolar
• Aplicar a utilização das histórias digitais no contexto da escola

• Favorecer a implicação dos vários agentes da comunidade escolar
• Partilhar o filme na Internet.

3 – DESTINATÁRIOS
Alunos do Ensino Secundário de 10º ano e do 1º ano dos Cursos Profissionais, inscritos no presente ano lectivo na disciplina de Português.
4 – ORGÂNICA
a) Aos alunos é proposta a criação de uma história digital com a duração máxima de 5 minutos:
1ª. fase) Criação do texto, na sala de aula ou  em oficina de escrita, pelos alunos concorrentes;
2ª. fase) Transformação do texto em história digital recorrendo a meios informáticos de multimédia (texto, som, imagens fixas, vídeos).
b) São admitidos trabalhos produzidos por dois alunos, independentemente da turma ser ou não a mesma. Não serão, no entanto, admitidos trabalhos produzidos por mais de dois alunos.
c) O texto é obrigatoriamente original. A história pode ser ilustrada nas modalidades de desenho ou pintura digitalizada, igualmente original. A narração pode ser realizada a partir de voz gravada ou em texto digital sobrepondo as imagens (fixas - fotografias ou em movimento- excertos de vídeo). Podem ser admitidas histórias que incluam excertos musicais. As referências  autorais das imagens e da música que não sejam originais devem constar na ficha técnica.
d) Os trabalhos deverão ser enviados por correio electrónico para be.essm@gmail.com, obrigatoriamente em ficheiro digital.
e) Cada trabalho deve ser identificado através da ficha técnica: título, autoria, escola, turma, professor.
f) No corpo de cada mensagem, deverá surgir a seguinte informação:
‐ identificação do(s) professor(es) responsável(eis)
 ‐ identificação do agrupamento /escola
‐ identificação do(s) aluno(s),  idade e turma
g) A responsável pelo Concurso coordenará as actividades e promoverá a nomeação do júri interno de avaliação e selecção dos trabalhos.
i) O júri nomeará o(s) autor(es) da melhor história, os quais serão designados por vencedores da 1ª Edição do concurso “Histórias Digitais”. 
j) Os trabalhos admitidos a concurso pelo júri serão colocados online, na página da escola e no blogue da Biblioteca, com vista a poderem ser votados pela comunidade registada na página oficial do Facebook da Biblioteca. O trabalho mais votado online integrará os trabalhos a publicar, ficando o(s) seu(s) autor(es) habilitado(s) ao terceiro prémio.

5 - CALENDARIZAÇÃO
• O Concurso será divulgado no site da escola.
• Elaboração dos trabalhos : 07 de fevereiro a 07 de março de 2013 
• Data de entrega dos trabalhos : 08 a 12 de março de 2013
• Endereço electrónico para submissão dos trabalhos:
• Análise e selecção dos trabalhos, pelo júri : 13  a 31 de março de 2013 )
• Divulgação nos meios próprios da escola e por e-mail institucional, dos vencedores e dos restantes trabalhos que integrarão a edição do conjunto dos trabalhos seleccionados - 14 de abril
•Dia da Escola – cerimónia de entrega de prémios aos trabalhos vencedores.
6 - CONSTITUIÇÃO DO JÚRI INTERNO DE AVALIAÇÃO E SELECÇÃO DOS TRABALHOS
Três docentes da escola.

7 - PRÉMIOS
35 euros (convertidos em cheque prenda):
1º prémio 20 euros
2º prémio 10 euros
3º prémio  5 euros
Os trabalhos seleccionados pelo júri, incluindo o(s) do(s) vencedor(es), e o trabalho mais votado pela comunidade do Facebook da Biblioteca em http://www.facebook.com/bibliotecaessmaria terão direito a publicação digital, que será difundida pela biblioteca da escola e, eventualmente, outras instituições (a definir). Esta edição poderá, ainda, ser utilizada no âmbito das actividades da Biblioteca / Agrupamento.

8 – RECURSOS: Windows Live Movie Maker, Real Player, Picasa, (…).

9 – DIREITOS DE UTILIZAÇÃO E CLÁUSULA DE EXCEPÇÃO
a) Os autores dos trabalhos, ao participarem no concurso, autorizam a reprodução e utilização das imagens/trabalhos de sua autoria pela Biblioteca e pela Escola, bem como por qualquer entidade que estes entendam, os quais poderão ser utilizados como conteúdos de comunicação e de divulgação, da forma e no suporte que entenderem mais conveniente, nomeadamente a publicação em suporte informático dos trabalhos seleccionados pelo júri.
b) Os responsáveis pelo concurso reservam‐se o direito de não admitirem a concurso os trabalhos que não cumpram integralmente as condições descritas e/ou o espírito deste Regulamento.
c) Estão impedidos de participar os familiares em primeiro ou segundo grau dos membros do júri.