Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Sessão de lançamento do livro Da Educação dos Príncipes

Sessão de lançamento do livro Da Educação dos Príncipes, uma proposta de projeto educativo para o ensino público português no século 21, de António J. M. Mouzinho.
A sessão terá lugar no dia 4 de Março pelas 18h30, na Biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria.
O livro será apresentado por Carlos Fiolhais e é o Livro do Mês de março.

abertura da biblioteca aos sábados

                                                                             Informação
A biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria estará aberta ao público durante as manhãs de sábado, entre as 9.30 e as 12.30 horas, a partir do dia 7 de março de 2015.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

CONCURSO
«Histórias Digitais»
3ª Edição - 2015
Regulamento
O Concurso «Histórias Digitais» é uma iniciativa da disciplina de Português, com o apoio da professora Idália Patrocínio e da equipa da Biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria. 
Esta iniciativa enquadra‐se nos conteúdos programáticos da disciplina de Português do 10º  de escolaridade e do 2º ano dos cursos profissionais, em particular na vertente do texto autobiográfico.


• Elege-se como temática central da 3ª Edição (2015) deste concurso “ Caminhos”.
• Elaboração dos trabalhos : 23 de fevereiro a 12 de abril de 2015 
• Data de entrega dos trabalhos : 12 de abril de 2015
• Endereço electrónico para submissão dos trabalhos:
• Análise e selecção dos trabalhos, pelo júri : de 21 de março  a  12 de abril de 2015

O Regulamento do Concurso está disponível, para consulta, na biblioteca.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Encontros na Música



A convite da Quinta da Regaleira/CulturSintra, a Escola Secundária de Santa Maria abraçou um projeto  e constituiu-se como um pólo dinamizador do mesmo. Neste âmbito, e a partir de 13 de abril, estão propostos encontros semanais (às segundas feiras de cada mês) com o “Duo Contrasti” – músicos que integram a Orquestra Metropolitana de Lisboa, pelas 18h30 min no auditório, iniciando-se, assim, uma viagem cultural que culminará na execução das obras propostas em cada ciclo – 3 tertúlias, 1 concerto!
O 1º ciclo dedicado à “Música do Barroco ao Romantismo” e o 2º, designado “O Nacionalismo em Música”, conduzirão o público à exploração das virtuosidades dos instrumentos, à recriação dos valores culturais da época, aos autores das obras propostas, podendo ser articulados com temáticas curriculares que os docentes e os alunos proponham (particularmente nas disciplinas de Português, Literatura , História da Cultura e das Artes e Artes Performativas).
Estão, pois, convidados todos os membros da Comunidade Escolar e Local para a apresentação deste projecto, dos músicos e das modalidades de participação, numa “conferência de imprensa” – sarau de apresentação no dia 11 de março pelas 17h00 no auditório da ESSM.
Compareçam e, simbolicamente, adquiram o vosso carnet de ingresso, compromisso com uma hora semanal de diálogo com o universo dos sons, das palavras e das emoções.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Semana da Internet Segura


















Livro do Mês: fevereiro

Breve História do Tempo,
Stephen Hawking

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º ciclo e Ensino Secundário, destinado à leitura autónoma de Temas Científicos.

Publicado em 1988, o livro de Stephen Hawking tornou-se uma referência incontornável da divulgação científica. Essa edição encontrava-se no limiar do que era então conhecido acerca da natureza do universo.

Os avanços extraordinários na tecnologia de observação dos mundos micro e macroescópicos, confirmam muitas das previsões teóricas do professor Hawking. Dez anos depois, com o intuito de incluir os novos conhecimentos revelados por essas observações no texto original, o autor escreveu uma nova introdução, actualizou os capítulos originais e acrescentou um capítulo inteiramente novo sobre o tema fascinante dos buracos de verme e das viagens no tempo.