Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Concurso de Cartas: Tema - Ser Refugiado

Considerado o momento histórico que vivemos, agravado por disputas que desalojam inúmeras pessoas de suas casas e países, marcado por conflitos cujo alcance é inequivocamente global e por contributos e soluções inadiáveis que exigem diálogo entre fronteiras, o núcleo da Amnistia Internacional da Escola Secundária de Santa Maria, em parceria com as Bibliotecas do Agrupamento Monte da Lua, assinala a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos – Dia 10 de Dezembro – promovendo um concurso epistolar dirigido a todos os alunos do Agrupamento Monte da Lua na intenção de contribuir para o crescimento da Boa Vontade entre todos os homens e povos, bem como a defesa dos direitos inalienáveis de cada ser humano.

Encontros na Música

O tema da última sessão dos Encontros na Música foi Tchaikovsky e o nacionalismo russo. Para além da fabulosa música do compositor sobressaíram também o maestro Valery Gergiev que dirigiu a Filarmónica de Berlim e o pianista Arcadi Volodos. O virtuosismo dos três russos não deixou ninguém indiferente.



Motivação para a leitura da obra Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma, de Irene Lisboa
Sessão dinamizada pela professora Sara Barbosa





quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ENCONTRO COM O ESCRITOR
GONÇALO RAPOSO
( Antigo aluno da Escola Sec. de Santa Maria)
29 de outubro
12.15/13.05

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Histórias de um Piano


O auditório da Escola Secundária de Santa Maria acolheu mais duas sessões de Histórias de um Piano, nos dias 14 e 17 de outubro.
Pela mão do pianista Angelo Martino e da narradora Isabel Moreira conhecemos a música de Lizst e de Ravel, relacionada com os temas A Sereia e o Mito de Leandro  e o Céu e Inferno de Dante.


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

26 de outubro, 14.30/16.00, piso –1 da biblioteca
“Só a imaginação me sustinha”:
Ler Uma Mão Cheia de Nada Outra de Coisa Nenhuma,
de Irene Lisboa
Sessão dinamizada pela professora Sara Barbosa








quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Livro do mês

No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem. Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo. 


Encontros na Música

Recomeçaram os Encontros na Música, promovidos pela Fundação Cultursintra, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Monte da Lua - Escola Secundária de Santa Maria.
No início do novo ano letivo (21 de Setembro), o Duo Contrasti apresentou “O talento inato de Rossini” e no dia 28, o workshop foi dedicado a “Lizst e Chopin, dois pianistas, uma amizade”.
Os Encontros decorrem semanalmente, nas segundas-feiras, pelas 18.30, no auditório da Escola Secundária de Santa Maria