Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 7 de junho de 2016

4ª edição do Concurso de Histórias Digitais

Decorreu hoje, dia 7 de junho, no auditório da ESSM, a entrega de prémios aos alunos que participaram no concurso de Histórias Digitais subordinado ao tema "Memórias".



quinta-feira, 2 de junho de 2016

História Trágico-Marítima - Alexandre Dias Pinto


Nos dias 20 de maio e 2 de junho, decorreram na ESSM, duas sessões dinamizadas pelo professor e investigador Alexandre Dias Pinto, sobre a obra História Trágico-Marítima, destinadas aos alunos de 10º ano.






LIVRO DO MÊS
Ensaio sobre a Cegueira,
José Saramago

Saramago mostra, através desta obra intensiva e sofrida, as reações do ser humano às necessidades, à incapacidade, à impotência, ao desprezo e ao abandono. Leva-nos também a refletir sobre a moral, costumes, ética e preconceito através dos olhos da personagem principal, a mulher do médico, que se depara ao longo da narrativa com situações inadmissíveis; mata para se preservar e aos demais, depara-se com a morte de maneiras bizarras, como cadáveres espalhados pelas ruas e incêndios; após a saída do hospício, ao entrar numa igreja, presencia um cenário em que todos os santos se encontram vendados: “se os céus não vêem, que ninguém veja”…
"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."
                                                                               José Saramago

O livro foi adaptado para cinema.